quarta-feira, 9 de março de 2011

Republicando... Estudo sobre os componentes da maquiagem mineral: Dióxido de Titânio



Logo que iniciei o blog, fiz um post sobre os principais componentes da maquiagem mineral e resolvi fazer um pesquisa sobre cada um deles, como recebo muitas perguntas sobre esse assunto resolvi republica-los.

O primeiro componente estudado foi o dióxido de titânio:

O dióxido de titânio é um pigmento branco de constituição inorgânica, quimicamente inerte e termicamente estável possui alto poder de reflectância e opacidade. O dióxido de titânio é produzido pelo processo sulfato através da reação dos minérios de titânio com ácido sulfúrico ou pela reação com o gás cloreto. Formula geral: TiO2.

Descrição

Pó branco fino, inodoro, insolúvel em água e solventes orgânicos.

Materiais ou substâncias incompatíveis

Reação violenta ocorre com lítio em aproximadamente 200ºC com um flash de luz; neste caso a temperatura pode alcançar 900 ºC. Reação violenta ou incandescente também pode ocorrer com outros metais tais como alumínio, cálcio, magnésio, potássio, sódio e zinco.

Aplicações em tintas e plásticos

Pigmento branco amplamente utilizado para promover alvura, reflectância e opacidade aos produtos como tintas imobiliárias, automotivas, gráficas, viárias, primers, masterbatches, compostos termoplásticos, plásticos de engenharia, etc. Particularmente o tipo rutilo possui alta resistência a descoloração por raios ultra-violeta.

Aplicação em cosméticos

O dióxido de titânio tipo rutilo é utilizado como pigmento e como um físico bloqueador de raios ultra-violeta em protetores solar devido ao seu alto poder de reflectância.
O dióxido de titânio tipo anatase é um foto-catalizador sobre raios ultra-violeta podendo em meio aquoso gerar radicais hidroxila, podendo até oxidar oxigênio e materiais orgânicos.

Aplicações gerais

Utilizado na fabricação de papeis, alimentos, dentifrícios, dispersões pigmentarias, borrachas, etc.

Fonte: Ouro Branco - Dióxido de Titânio

Não vá embora sem comentar... Afinal, como vou saber que você me visitou? Comente. Muito obrigada! E volte sempre.
:)

Quer se manter atualizada sobre as novidades do blog?
Cadastre seu e-mail...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...