quarta-feira, 2 de junho de 2010

A maquiagem Mineral - Abordagem Técnica


Há algum tempo, recebi em meu e-mail um texto do blog Cosmética em Foco do Gustavo Boaventura falando sobre Proteção Solar. Fiquei encantada com o texto e com o conhecimento do Gustavo sobre cosméticos, então pedi à ele que escrevesse algo sobre maquiagem mineral!

O Gustavo, gentilmente, escreveu esse texto super legal para que eu publicasse aqui.

Meninas, há informações muito interessantes sobre maquiagem mineral e pigmentos nesse texto, você não podem deixar de ler!

Não deixem também de visitar o Cosmética em Foco!

Gustavo muito obrigada!

Vamos ao texto...


Provavelmente todas as leitoras deste blog já viram ou leram exaustivamente sobre este assunto aqui mesmo no Maquiagem Mineral e em outros sites, mas a minha intenção é trazer uma abordagem um pouquinho mais técnica e realista sobre a maquiagem mineral.

As cores

Em cosmética podemos obter produtos coloridos utilizando corantes ou pigmentos. Em linguagem simplificada, os corantes dão cor ao produto por serem solúveis em água ou óleo e assim preencherem todo o espaço visível. Os corantes podem ser hidrossolúveis ou lipossolúveis e não são usados em maquiagem. São os corantes que deixam o shampoo de chocolate marrom, por exemplo. Já os pigmentos são cromóforos insolúveis que ficam dispersos no meio. Podem ser minerais (inorgânicos) ou orgânicos.

A maquiagem mineral

A maquiagem mineral utiliza apenas pigmentos minerais ou inorgânicos, que podem ser os óxidos metálicos de cromo, ferro, titânio e zinco; ou os sais complexos ultramarinos, azul da Prússia e violeta de manganês.

A razão pela qual a maquiagem mineral possui apenas tons terrosos é justamente a ausência de pigmentos orgânicos, que não tem nenhuma relação com os cosméticos orgânicos. Eles têm essa classificação por serem grandes moléculas cromóforas compostas por átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio.

Veículos

O talco é um veículo muito utilizado em maquiagens sólidas. O talco é também um mineral e, portanto, pode ser utilizado em maquiagem mineral. O mesmo vale para o amido, só que este, por ser um polissacarídeo de origem vegetal está sujeito à contaminação microbiana. Por isso a preferência é realmente pelo talco como diluente.

Apesar do que se acredita, a maquiagem mineral não é composta unicamente por pigmentos, pois a mínima quantidade deles já é suficiente para promover as cores que enxergamos.

FPS

A maquiagem mineral pode ter fator de proteção solar (FPS) utilizando os filtros físicos dióxido de ou óxido de zinco em tamanhos de partícula ligeiramente maiores que os utilizados comumente em maquiagem, mas seu FPS é limitado por não utilizar filtros químicos.

Então, por enquanto...

A maquiagem mineral tem a grande vantagem de apresentar menor potencial alergênico por não conter pigmentos orgânicos, filtros químicos e certos tipos de emolientes. Por outro lado, a gama de cores é menor e o FPS possível é limitado. As cores são mais opacas e menos brilhantes, quando comparada a maquiagem comum. No entanto, o look fica mais natural, mas se não souber usar pode ficar monótono. Seja por ideologia ou preferência, a maquiagem mineral está aí e deve ser usada.

7 comentários:

  1. Ei...ta rolando sorteio de um batom Snob da MAC lá no blog...passa lá! www.makesnau.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii flor! Adorei o blog sobre maquiagem mineral,éu estou usando agora muitos produtos da linha mineral contem 1g entre outras e estou adorando. melhor ainda é saber tudo sobre mineral.
    Já estou seguindo, tem um selinho pra vc lá no meu blog http://entremulheres10.blogspot.com

    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Olá, super interessante esse texto. Foi ótimo saber tudo isso.
    Adoro maquiagem mineral, a base da Mary Kay é minha preferida.

    Beijos
    http://blush-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. alguém provou o baton mineral do avon? Perceberam que ele cheira muito mal ???? Dá aflição de passar ainda mais na boa né, aquele cheiro ruim!!! eca!

    ResponderExcluir
  5. Estamos realizando uma promoção para blogs sobre cobertura do SPFW no desfile do Jefferson Kulig. Caso se interesse mande e-mail para promocao@jeffersonkulig.com.br e aguarde as informações.

    1º Lugar: 1 Convite para 1ª fila + 6 convites para sortear entre seus seguidores.
    2º Lugar: 1 Convite na 1ª fila + 2 convites para sortear entre seus seguidores.
    3º Lugar: 1 Convite na 1ª fila + 2 Convites para sortear entre seus seguidores.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a abordagem mais técnica sobre o assunto. Eu não sabia de fato o que era uma maquiagem mineral e qual a diferença dela para uma qualquer.
    Post muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de receber amostras dos produtos de tratamente para pele com acne , pois me interessei muito , e gostaria de saber se irá funcionar comigo . Grata ,
    Maria Izabel Ramos ( mariaizabel.r@gmail.com)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...