terça-feira, 9 de março de 2010

Alergia Cosmética


Quero falar um pouco nesse post sobre alergia cosmética.

Um dos motivos que me faz gostar tanto de maquiagem mineral e usar esse tipo de maquiagem em 90% do tempo é que ela dificilmente causa alergias.

Por ser livre de conservantes, corantes, talco e fragrância a maquiagem mineral é considerada hipoalergênica* e é indicada até mesmo para as peles mais sensíveis. Além disso, como o próprio nome diz, a maquiagem mineral é basicamente composta de pós de origem mineral/natural, como a mica, óxido de zinco e dióxido de titânio.

Há um ingrediente polêmico na composição de algumas maquiagem mineral chamado Bismuth Oxychloride (ou oxicloreto de bismuto). Ele pode causar alergia em algumas pessoas, mas será tema do nosso próximo post. No momento vale destacar as marcas que não contém esse ingrediente em sua fórmula:

- Affordable Mineral Makeup

- GloMinerals Liquid Mineral Foundation

- Illuminare Liquid Mineral Foundations

- Jane Iredale Mineral Makeup

- Laura Geller Makeup

- Mary Kay Mineral Makeup

- Serious Skin Care Mineral Makeup

- Simply Karen Mineral Makeup

Mas a idéia do post de hoje, como falei no começo, não é apenas falar das vantagens da maquiagem mineral, mas falar sobre o que são as alergias cosméticas (tipos), diagnóstico e os cuidados que se deve ter para evitar alergias cosméticas.

A reação cutânea por cosméticos pode ser de dois tipos:

Dermatite de Contato Irritativa

É mais comum e se caracteriza por coceira, queimação e sensação de "picadas", surgindo logo após a aplicação do produto. Estas reações não são propriamente alergias e são causadas por produtos naturalmente irritantes a pele.

Dermatite de Contato por Hipersensibilidade

Como o nome indica, resulta da sensibilização alérgica e não depende de ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele. Dependem de um processo de sensibilização e por isso não surgem na primeira vez que uma pessoa usa um determinado produto, mas sim após algum tempo.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da análise clínica feita pelo médico. O exame físico evidenciará o tipo e a localização das lesões e o teste de contato complementará a busca do fator causal.

Tratamento da Dermatite de Contato

O tratamento ideal é aquele onde se consegue identificar a substância responsável, afastá-la evitando assim o problema. Existe a opção de usar produtos hipoalergênicos*, porém mesmo assim algumas pessoas poderão reagir.

Por isso, é muito importante procurar um médico especialista em alergia que irá orientar não apenas o tratamento das lesões cutâneas, mas também a prevenção de futuros episódios.

Nos próximos post pretendo falar sobre os principais componentes de maquiagem que costumam causar alergias.

* Hipoalergênico(a) - Propriedade daquilo que minimiza os riscos de reações alérgicas; Um produto diz-se hipoalergênico quando foi formulado para minimizar os riscos de reações alérgicas: não contém nenhum alergéneo (produto que causa alergia) conhecido nem nenhuma substância irritante.

Fontes: http://blogdalergia.blogspot.com/2006/12/alergia-aos-cosmticos.html

http://strawberryandpeach.blogspot.com/2009/05/maquiagem-mineral.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...